UFSCar Sorocaba ganhará um Observatório Astronômico após trabalho de Raul Marcelo
O projeto deve beneficiar diretamente cerca de mil estudantes da região de Sorocaba, além de estudantes do campus Sorocaba da UFSCar
12 Aug 2024, 11:39 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundosApós parceria entre a deputada federal Sâmia Bomfim e o advogado Raul Marcelo, o campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizado na rodovia João Leme dos Santos, Km 110, ganhará, nos próximos meses, um Observatório Astronômico Educacional.
Para que o projeto se tornasse realidade, Sâmia Bomfim, a pedido de Raul Marcelo, conquistou R$ 700 mil junto ao orçamento federal para a execução das obras. O projeto deve beneficiar diretamente cerca de mil estudantes da região de Sorocaba, além de estudantes do campus Sorocaba da UFSCar.
O Observatório Astronômico oferecerá visitas para escolas de Ensino Fundamental 1 e 2, além do Ensino Médio, servindo como um recurso didático complementar para estudantes de ciências, geografia, física e biologia. Além disso, haverá um lugar para aulas e palestras, além de onde será instalado o ponto de observação. A conclusão está prevista para o final de outubro, com início das atividades no começo de novembro.
O telescópio principal que será utilizado no projeto tem 400 milímetros e custa cerca de R$ 30 mil. Com ele, será possível observar os principais astros do sistema solar, como Marte e Saturno, e também algumas estrelas binárias – sistema estelar composto por duas estrelas que orbitam um centro de massa comum -, nebulosas, cometas, e até constelações. Ainda será possível monitorar asteroides, desde que se saiba a posição deles.