Governo Tarcísio despeja alunos e inicia desmonte do renomado Conservatório de Tatuí
Em 2021, quando substituiu temporariamente por quatro meses a deputada estadual Mônica Seixas, Raul Marcelo lutou, juntamente com a comunidade artística, para que o Conservatório não fosse fechado pelo então governo BolsoDoria.
1 Nov 2023, 11:22 Tempo de leitura: 1 minuto, 55 segundosOs estudantes do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, ou apenas Conservatório de Tatuí, como é conhecido internacionalmente, foram pegos de surpresa no dia 27 de outubro com um comunicado, informando que os alojamentos dos alunos serão fechados no dia 31 de janeiro de 2024. O Conservatório foi fundado há 72 anos pelo governo estadual e atualmente atende cerca de dois mil estudantes.
Para o advogado Raul Marcelo, a decisão de fechar os alojamentos do Conservatório de Tatuí, uma instituição de renome internacional, é profundamente preocupante e representa um desrespeito aos estudantes e à cultura. “Essa medida, que atinge cerca de dois mil estudantes, merece uma reavaliação urgente, a fim de proteger o patrimônio cultural e artístico que essa instituição representa.”
Em 2021, quando substituiu temporariamente por quatro meses a deputada estadual Mônica Seixas, Raul Marcelo lutou, juntamente com a comunidade artística, para que o Conservatório não fosse fechado pelo então governo BolsoDoria. “Lutamos e conseguimos que o espaço continuasse atendendo mesmo após ataques do governo estadual”, relembrou.
História
Distante 64 quilômetros de Sorocaba, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí foi criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954. Há décadas ele representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo.
Segundo a página oficial do conservatório, a instituição cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus mais de 50 cursos regulares distintos, todos gratuitos, têm duração média de sete anos e seus alunos sempre se destacam em concursos nacionais e internacionais.
A instituição está localizada a 130 quilômetros da capital paulista, recebe estudantes de todo o Brasil e também de vários países do exterior. Muitos estrangeiros buscam o Conservatório de Tatuí para aperfeiçoamento em música brasileira.
O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Com informações do portal PORQUE