Raul Marcelo entra com ação para garantir transporte gratuito em Sorocaba no 2º turno das eleições

Além dessa iniciativa, Raul também lançou nesta semana uma petição online (www.raulmarcelo.com.br/transportegratuitosorocaba) para obter assinaturas e, assim, pressionar o prefeito da cidade a garantir que os sorocabanos possam exercer seu direito de votar no dia 30 de outubro.

21 Oct 2022, 13:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Raul Marcelo entra com ação para garantir transporte gratuito em Sorocaba no 2º turno das eleições

O professor e advogado Raul Marcelo entrou nesta sexta-feira (21) com uma ação de medida cautelar para que a Prefeitura de Sorocaba forneça transporte público gratuito no segundo turno das eleições. Além dessa iniciativa, Raul também lançou nesta semana uma petição online (www.raulmarcelo.com.br/transportegratuitosorocaba) para obter assinaturas e, assim, pressionar o prefeito da cidade a garantir que os sorocabanos possam exercer seu direito de votar no dia 30 de outubro.

Essa movimentação se deve ao alto número de abstenções no primeiro turno das eleições. No Brasil, houve abstenções 32.770.982 milhões; no estado de São Paulo, 7.495.213 milhões; e em Sorocaba, 93.037 mil. “A abstenção no Brasil é historicamente maior entre pessoas de menor renda, pois não têm condições de ir votar por conta do preço do transporte”, explica Raul Marcelo. Em Sorocaba, por exemplo, a passagem custa R$ 4,40. Para ir e voltar, uma pessoa, sozinha, tem que gastar R$ 8,80. Para uma família numerosa e vulnerável, o valor gasto pode equivaler a vários dias de alimentação.

Na última terça-feira, dia 18 de outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou administrações municipais e concessionárias de transporte público a fornecer o transporte gratuitamente, sem que os gestores ficassem sujeitos a acusações de crime eleitoral ou improbidade. Após essa sinalização do STF, cidades de todo o País iniciaram campanhas de mobilização para garantir a gratuidade do transporte público no segundo turno das eleições, como Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Vitória.