Governo Manga: secretários presos, indiciados à prisão e casos de corrupção
Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, mais conhecido pela população como "blogueirinho" e o "prefeito dos bens bloqueados", montou um bando na Prefeitura de Sorocaba com secretários presos e envolvidos em corrupção
9 Sep 2024, 08:42 Tempo de leitura: 3 minutos, 19 segundosRodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, mais conhecido pela população como “blogueirinho” e o “prefeito dos bens bloqueados”, assumiu a Prefeitura de Sorocaba em janeiro de 2021. Quatro meses depois, em maio, Manoel David, diretor da Inova, empresa prestadora de serviços para o Parque Tecnológico de Sorocaba, foi preso em uma investigação sobre lavagem de dinheiro do crime organizado. Ele foi nomeado para esse cargo em fevereiro de 2021, durante o governo Manga.
Em 17 de janeiro de 2023, a Justiça acatou denúncia sobre a compra de um imóvel para ser sede da Secretaria de Educação. O prédio foi avaliado em R$ 19,5 milhões antes da compra pelo Executivo, mas a aquisição custou R$ 29,8 milhões aos cofres públicos. Em 23 de maio de 2024, a Justiça condenou cinco envolvidos na compra do imóvel, incluindo Paulo Henrique Marcelo, então chefe de Gabinete quando Manga era vereador e atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, condenado a 10 anos de prisão por peculato; e Fausto Bossolo, ex-secretário de Governo e Administração de Sorocaba, condenado a 23 anos e quatro meses de prisão por peculato e corrupção. A compra do prédio ocorreu em 2021, no primeiro ano da gestão do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos).