Raul Marcelo solicita à Prefeitura cronograma e orçamento para projetos de parques, plantio de árvores e corredores ecológicos solicitados pelo MP na marginal do Rio Sorocaba
O parlamentar ressalta que o processo nº 1024289-46.2025.8.26.0602 prevê uma série de compromissos ambientais e urbanísticos que precisam ser acompanhados de forma transparente, com clareza sobre prazos, custos e responsabilidades
16 Oct 2025, 10:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
O vereador Raul Marcelo (PSOL) cobrou informações detalhadas da Prefeitura sobre o cronograma de execução do acordo firmado com o Ministério Público na marginal do Rio Sorocaba. O parlamentar ressalta que o processo nº 1024289-46.2025.8.26.0602 prevê uma série de compromissos ambientais e urbanísticos que precisam ser acompanhados de forma transparente, com clareza sobre prazos, custos e responsabilidades. O requerimento foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (16) pelo plenário da Câmara.
Entre os pontos questionados, Raul Marcelo solicita que a Prefeitura de Sorocaba informe quantas árvores serão plantadas, quais espécies serão escolhidas, onde ocorrerão os plantios e como será feita a fiscalização da manutenção das mudas. O requerimento também pede cópias dos projetos executivos dos parques e corredores ecológicos prometidos, incluindo o Parque Linear “Dr. Armando Pannunzio” e o corredor ecológico até o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade.
O parlamentar solicita, ainda, informações sobre a instituição de Área de Especial Interesse Paisagístico e Ambiental (AEPI) nas margens do Rio Sorocaba, além da delimitação topográfica georreferenciada do Sistema de Parques Norte-Sul. Além disso, o legislador do PSOL solicita a elaboração e aprovação do Plano de Manejo do Sistema de Parques, a instituição da faixa de 300 metros como AEPI nos trechos previstos, bem como a execução de ações de reflorestamento e outras medidas ambientais correlatas.
“É fundamental que a população sorocabana tenha conhecimento detalhado de todas as contrapartidas previstas, assim como da execução, dos prazos e dos custos dos compromissos ambientais e urbanísticos que a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu a cumprir junto ao Ministério Público”, afirma Raul Marcelo.