Raul Marcelo participa de plantio coletivo de mudas nativas em manifestação contra as obras da marginal direita do Rio Sorocaba
A atividade foi organizada por diversos movimentos ambientais e sociais como forma de protesto contra a construção da marginal direita do Rio Sorocaba, uma obra imposta pelo governo Rodrigo Manga (Republicanos) e orçada em R$ 33 milhões
7 Jul 2025, 12:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos
O vereador Raul Marcelo (PSOL) participou neste sábado (5) de um plantio coletivo de mudas nativas em defesa do Rio Sorocaba. A atividade foi organizada por diversos movimentos ambientais e sociais como forma de protesto contra a construção da marginal direita do Rio Sorocaba, uma obra imposta pelo governo Rodrigo Manga (Republicanos) e orçada em R$ 33 milhões.
A intervenção prevista pela Prefeitura de Sorocaba afetará diretamente uma área de 55 mil m², quase toda localizada em Área de Preservação Permanente (APP). O projeto prevê o corte de árvores e a destruição da vegetação nativa, o que acarretará graves danos ao ecossistema local.
“Essa obra coloca em risco a capacidade natural do rio de controlar enchentes, filtrar poluentes e preservar a biodiversidade. Estamos diante de um crime ambiental que precisa ser barrado com urgência”, afirmou Raul Marcelo durante a manifestação.
“Em vez de cortar árvores e destruir a vegetação nativa, a Prefeitura de Sorocaba deveria construir um parque linear ao longo do rio, como propôs o Ministério Público. Isso ajudaria a conter enchentes, melhoraria a qualidade do ar, serviria de habitat para animais silvestres e traria benefícios para o meio ambiente e para a população”, completou o vereador do PSOL.
A mobilização foi convocada pelos coletivos Movimento Ambiental Justiça Climática, Movimento Ambiental Floresta Cultural, Movimento Ambiental Evolução Sustentável, Bar Augusta, Fórum Sorocabano de Justiça Climática e Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba.