Raul Marcelo cobra urgentemente instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades escolares de Sorocaba

A iniciativa visa garantir um ambiente escolar mais seguro para estudantes, professores e funcionários diante das recentes preocupações com a proteção das unidades escolares

29 Mar 2025, 13:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Raul Marcelo cobra urgentemente instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades escolares de Sorocaba

O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, na manhã deste sábado (29/3), dois requerimentos na Câmara Municipal de Sorocaba cobrando informações da prefeitura local sobre a segurança nas escolas municipais. A iniciativa visa garantir um ambiente escolar mais seguro para estudantes, professores e funcionários diante das recentes preocupações com a proteção das unidades escolares.

No primeiro requerimento, o parlamentar solicita informações sobre o sistema de videomonitoramento nas escolas municipais. O vereador questiona quantas unidades atualmente possuem câmeras de segurança, por que algumas ainda não contam com essa tecnologia e se há um cronograma para a instalação do sistema em todas as escolas. Também busca esclarecimentos se os sistemas já instalados estão integrados à Guarda Civil Municipal (GMC) e outras forças de segurança.

No segundo requerimento, Raul Marcelo questiona a atuação da GCM na segurança escolar. Entre os questionamentos feitos ao Executivo, o vereador busca saber se há um planejamento específico para a segurança das escolas, quantos guardas civis estão atualmente designados para essa função e qual a frequência das rondas realizadas. Além disso, pergunta se há possibilidade de aumentar o efetivo da GCM nos horários de maior fluxo de estudantes e se existem estudos ou iniciativas para aprimorar a segurança no ambiente escolar.

A preocupação com a segurança escolar se intensificou após o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) divulgar, em 26 de março de 2025, um vídeo em suas redes sociais informando que havia recebido por e-mail uma suposta ameaça a unidades escolares de Sorocaba. Diante desse cenário, Raul Marcelo protocolou, na última quinta-feira (27), um ofício à Delegacia Seccional da Polícia Civil de Sorocaba solicitando a quebra de sigilo do remetente de um e-mail que menciona um possível ataque a unidades escolares de Sorocaba.