Raul Marcelo cobra ações de prevenção e combate a incêndios e queimadas em Sorocaba
O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nesta sexta-feira (26), um requerimento à Prefeitura de Sorocaba solicitando informações detalhadas sobre as medidas de prevenção e combate a incêndios e queimadas no município. O pedido ocorre diante do aumento expressivo de ocorrências nos últimos anos e da chegada da Primavera, período de maior risco devido às altas […]
26 Sep 2025, 16:10 Tempo de leitura: 2 minutos, 2 segundos
O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nesta sexta-feira (26), um requerimento à Prefeitura de Sorocaba solicitando informações detalhadas sobre as medidas de prevenção e combate a incêndios e queimadas no município. O pedido ocorre diante do aumento expressivo de ocorrências nos últimos anos e da chegada da Primavera, período de maior risco devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar, que elevam os impactos ambientais e ameaçam a saúde da população, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Entre 1º de janeiro e 22 de setembro deste ano, a cidade registrou 815 ocorrências de incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros. Para Raul Marcelo, os números evidenciam a urgência de políticas públicas estruturadas e contínuas para enfrentar o problema. Dados recentes da CPFL Piratininga mostram ainda que os incêndios têm causado interrupções no fornecimento de energia elétrica, com Sorocaba liderando o ranking da região.
Quando funcionava, o programa Patrulha Verde atuava no combate a incêndios e queimadas, na fiscalização de áreas verdes e na orientação à população. Em 2011, a Patrulha Verde auxiliou no combate a 947 focos de incêndio, e em 2012 atuou em 540 ocorrências. Com a descontinuidade do programa, a resposta a incêndios passou a depender exclusivamente do Corpo de Bombeiros, que precisa lidar com outras demandas emergenciais, reduzindo a capacidade de atendimento rápido.
No requerimento, Raul Marcelo questiona a Prefeitura de Sorocaba a respeito da existência de estudos ou planos para reativar a Patrulha Verde, o cronograma de retomada e a previsão orçamentária. Caso não haja perspectiva de retorno, ele solicita esclarecimentos sobre os motivos da decisão. O vereador também pede levantamento atualizado das ocorrências nos últimos cinco anos e detalhamento das medidas concretas adotadas pelo Executivo para prevenção e combate às queimadas.
Além do impacto ambiental, as queimadas afetam diretamente a saúde da população, provocando aumento de problemas respiratórios e sobrecarga no sistema público de saúde. “É urgente que Sorocaba implemente políticas públicas estruturantes e permanentes de prevenção e combate a queimadas, que protejam a vida, a saúde da população, a fauna, a flora e os territórios populares, garantindo justiça ambiental e coletiva”, afirma Raul Marcelo.