Contrário à instalação de pedágios, Raul Marcelo questiona Urbes sobre os impactos no trânsito de Sorocaba com as novas cobranças anunciadas por Tarcísio de Freitas em rodovias
O pedido surge após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciar recentemente a implantação de 16 pedágios na região, sendo cinco em Sorocaba, a partir de abril de 2026.
1 Apr 2025, 16:14 Tempo de leitura: 1 minuto, 58 segundos
Contrário à instalação de pedágios, o vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nesta terça-feira (1º), um requerimento solicitando informações à Prefeitura de Sorocaba e à Urbes – Trânsito e Transportes sobre os impactos no trânsito decorrentes da instalação de praças de pedágio nas rodovias que circundam o município. O pedido surge após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciar, recentemente, a implantação de 16 pedágios na região, sendo cinco em Sorocaba, a partir de abril de 2026. Assine o abaixo-assinado contra os pedágios: https://bit.ly/NovosPedagiosNao
“Sou totalmente contra a instalação de pedágios nas rodovias da região de Sorocaba. O governo Tarcísio tem se mostrado ausente quando se trata de melhorias para a nossa região, e a sua marca será, sem dúvida, a de implementar novas cobranças em rodovias, em vez de investir em infraestrutura que beneficie a população e a economia local. Não houve investimentos significativos em áreas essenciais como saúde e educação, e agora, ele escolhe penalizar ainda mais os moradores e trabalhadores de Sorocaba e região com esses custos”, afirma Raul Marcelo.
No requerimento, o parlamentar solicita que a Urbes – Trânsito e Transportes forneça informações sobre a existência de estudos técnicos para avaliar os efeitos dos pedágios previstos para as seguintes rodovias: Rodovia Celso Charuri (SP-091) – km 4,1; Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho – SP-075) – km 3,2; Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – km 86; Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – km 95,1; e Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – km 101,3.
Caso tais estudos não existam, o vereador requer que sejam elaboradas análises técnicas para mensurar os impactos dos pedágios sobre o fluxo de trânsito nas vias urbanas de Sorocaba, considerando a possibilidade de aumento do tráfego para evitar as praças de pedágio, além dos efeitos na economia local, especialmente para empresas que dependem dessas rodovias para distribuição de produtos e serviços.
Raul Marcelo também questiona se a Prefeitura de Sorocaba foi consultada pelo Governo do Estado ou pelas concessionárias responsáveis sobre a decisão de instalar esses pedágios e, em caso afirmativo, qual foi sua manifestação oficial.