Com previsão de 200 milímetros de chuva neste fim de semana em Sorocaba, Raul Marcelo cobra do governo Manga medidas para minimizar impacto da chuva na cidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o acumulado de chuvas pode chegar a 200 mm entre sexta-feira e domingo. No temporal de janeiro deste ano, o registro foi de 192 mm em 24 horas

17 Oct 2024, 11:16 Tempo de leitura: 2 minutos, 59 segundos
Com previsão de 200 milímetros de chuva neste fim de semana em Sorocaba, Raul Marcelo cobra do governo Manga medidas para minimizar impacto da chuva na cidade

Com a previsão de 200 milímetros de chuva para este fim de semana (dias 18, 19 e 20 de outubro) em Sorocaba, o vereador eleito Raul Marcelo (PSOL) fez uma cobrança ao governo do prefeito Rodrigo Manga para que sejam tomadas medidas emergenciais a fim de minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas na cidade. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o acumulado de chuvas pode chegar a 200 mm entre sexta-feira e domingo. No temporal de janeiro deste ano, o registro foi de 192 mm em 24 horas.

Atualmente, Sorocaba possui 88 áreas de risco, com mais de 12 mil moradores nessas condições. Segundo o parlamentar eleito, os moradores de diversas regiões da cidade, especialmente dos bairros mais vulneráveis, têm sofrido com os efeitos das chuvas, que frequentemente resultam em enchentes, alagamentos e danos à infraestrutura local. “As chuvas não são as culpadas por essas tragédias, mas, sim, uma série de problemas estruturais, como déficit habitacional, falta de planejamento urbano, Defesa Civil deficitária e descaso do poder público.”

“O governo Manga precisa agir rapidamente para evitar que a população sofra ainda mais com os transtornos que essas chuvas podem causar. A falta de preparo pode trazer sérios prejuízos à cidade e colocar vidas em risco. Estamos cobrando ações preventivas urgentes”, alertou Raul Marcelo.

O vereador eleito do PSOL, que tem uma longa trajetória de defesa dos direitos da população e do meio ambiente, já alertou sobre a necessidade de uma política eficiente de infraestrutura urbana para lidar com os eventos climáticos, que se tornam cada vez mais intensos devido às mudanças climáticas. Além das medidas emergenciais, Raul Marcelo reforçou a importância de um planejamento de longo prazo para evitar que as chuvas continuem causando estragos em Sorocaba, propondo investimentos em sistemas de drenagem e recuperação de áreas degradadas.

“Vamos propor na Câmara de Sorocaba o conceito de ‘Cidade Esponja’ para enfrentar as mudanças climáticas, principalmente o problema de enchentes, sobretudo entre dezembro e fevereiro”, informou Raul Marcelo, que assumirá o mandato de vereador em 1º de janeiro de 2025. Ele completou: “A partir do ano que vem, vamos organizar uma audiência pública com especialistas na área ambiental para criar um plano de enfrentamento da crise climática em Sorocaba”.

Sem luz
No final do ano passado, Sorocaba registrou mais de 300 pontos de queda de árvores durante um temporal, o que prejudicou o abastecimento de energia em vários bairros da cidade. O governo municipal “criou” um canal aberto para a poda de árvores, mas muitos moradores reclamaram que o pedido não era atendido.

“Em 2023, solicitei ao governo municipal um mapeamento e monitoramento de árvores próximas à fiação elétrica, e nada foi feito. Em eventual necessidade, a poda precisa ser realizada de forma consciente, respeitando as características originais da árvore”, orientou Raul Marcelo, que reforça: “A culpa nunca é da árvore, mas sim dos governantes que não investem em cabeamento subterrâneo e não desenvolvem um plano de arborização urbana para cuidar das árvores da cidade.”

População em situação de rua
Raul Marcelo também pediu que a Prefeitura de Sorocaba intensifique a atenção à população em situação de rua da cidade. Segundo o vereador eleito, é essencial que uma equipe visite os locais onde as pessoas em situação de rua se concentram para orientá-las a se dirigirem a abrigos, que precisam ser ampliados na cidade, sobretudo em períodos de chuva e frio.