Raul Marcelo acionará Justiça contra edital de concurso público da educação em Sorocaba que exige porte de arma

O vereador Raul Marcelo (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (11) que vai ingressar com um mandado de segurança na Justiça para impugnar edital do concurso público lançado pela Prefeitura de Sorocaba, que impõe limite de idade e exige porte de arma para candidatos a diretor e vice-diretor de escola, orientador pedagógico e supervisor de ensino. O […]

11 Sep 2025, 11:02 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Raul Marcelo acionará Justiça contra edital de concurso público da educação em Sorocaba que exige porte de arma

O vereador Raul Marcelo (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (11) que vai ingressar com um mandado de segurança na Justiça para impugnar edital do concurso público lançado pela Prefeitura de Sorocaba, que impõe limite de idade e exige porte de arma para candidatos a diretor e vice-diretor de escola, orientador pedagógico e supervisor de ensino.

O documento publicado nesta quarta-feira (10) pela gestão de Rodrigo Manga (Republicanos) inclui requisitos incomuns para cargos da área educacional, como a obrigatoriedade de o candidato estar apto a portar arma de fogo e a limitação de idade entre 18 e 35 anos.

Para Raul Marcelo, as exigências não têm respaldo legal e ferem princípios básicos da política educacional. “Não existe qualquer vínculo entre funções de gestão escolar e porte de arma. Trata-se de uma distorção grave que desrespeita os profissionais e a própria legislação”, destaca o vereador, que completa: “Isso dá margem a eventual vantagem a determinados candidatos e afronta os princípios de isonomia dos concursos públicos”.

Ele classificou o edital como “erro grosseiro” e afirmou que irá à Justiça para suspender esses itens e garantir que o processo seletivo obedeça a critérios pedagógicos, e não a restrições consideradas arbitrárias.