19.06.2021

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Informações/contato/denúncias
 (15) 3411-3465 / (11) 3886-6500
 contato@raulmarcelo.com.br
 (15) 98812-9396

Raul Marcelo participa de ato na Unicamp e defende implementação de cotas étnico-raciais nas universidades

30/05/2017 0

Raul Marcelo participa de ato na Unicamp e defende implementação de cotas étnico-raciais nas universidades

Like 0

 

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) esteve nesta terça-feira (30) em um ato público que aconteceu na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para discutir sobre a política de cotas étnico-raciais, como procedimento de ingresso nos cursos de graduação em universidades paulistas.

 

No Estado de São Paulo, a maioria das instituições adota o sistema de bonificação na nota obtida pelo candidato à vaga. Para os movimentos sociais, notadamente o movimento negro, as políticas existentes até agora são insuficientes para garantir uma maior diversidade nas universidades, principalmente nos cursos mais concorridos.

 

De acordo com professores da Unicamp e da Universidade de São Paulo (USP), em 2015, apenas 30% dos estudantes que entraram na USP ou na Unicamp fizeram o ensino médio em escola pública. Na USP, 17,5% dos que ingressaram eram negros (pretos ou pardos); na Unicamp, por sua vez, o número é ainda menor: 15%. Para comparar: no Estado de SP, cerca de 85% das matrículas são na rede pública e os negros representam 35% da população.

 

Segundo professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), esse sistema, quando eficaz, resulta em uma distribuição desigual dos candidatos beneficiados entre os cursos, ou seja, aqueles mais prestigiosos e disputados são pouco tocados pelo sistema de bonificação, enquanto aqueles menos competitivos costumam ser mais impactados por essa modalidade de ação afirmativa.

 

“Este ato público foi de suma importância para que seja implementado efetivamente sistemas de cotas sociais e étnico-raciais nas universidades paulistas. É fundamental que a sociedade civil possa discutir a implantação desses sistemas que objetivem ampliar significativamente a inclusão social e étnico-racial na rede pública de ensino superior do Estado de São Paulo”, afirmou Raul Marcelo.


Vídeos

ver mais