08.05.2021

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Informações/contato/denúncias
 (15) 3411-3465 / (11) 3886-6500
 contato@raulmarcelo.com.br
 (15) 98812-9396

Homenagem ao sociólogo e militante socialista Florestan Fernandes

10/08/2015 0

Homenagem ao sociólogo e militante socialista Florestan Fernandes

Like 0

 

Na data de 10 de agosto de 2015, completamos 20 anos sem Florestan Fernandes. Florestan nasceu em uma família pobre, trabalhou desde os seis anos de idade e terminou a escola no curso de madureza (atual supletivo). Mais tarde, em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na Universidade de São Paulo e, em 1945, iniciou sua carreira docente, também na USP. Sua origem social e sensibilidade como ser humano despertaram-lhe para uma carreira intelectual em favor dos trabalhadores.

 

Florestan dedicou sua vida à luta em defesa de uma sociedade socialista, atuou tanto na trincheira da batalha das ideias, produzindo obras que buscaram entender o Brasil, como “Brancos e Negros em São Paulo”, em que questiona a ideia de “democracia racial”, e “A integração do Negro na Sociedade de Classes”, livro em que faz uma associação entre a revolução burguesa no Brasil e o processo de marginalização do negro na sociedade brasileira. Ao lado desta obra, outra, “A Revolução Burguesa no Brasil”, expressa a síntese da interpretação do desenvolvimento da economia capitalista e seus aspectos sociais, econômicos e políticos. Nela, Florestan busca entender o processo de transformações de uma sociedade escravocrata para outra capitalista e todos os seus problemas não resolvidos.

 

Na educação, Florestan destacou-se na luta intransigente em defesa da escola pública estatal, gratuita e de qualidade para todos. A militância em tempos de ditadura custou, a Florestan, perseguições políticas e a imposição de uma aposentadoria compulsória da USP, situação que o obrigou a sair do país. Em 1973, voltou ao Brasil e engajou-se na reflexão da literatura marxista. Em 1986, filiado ao PT, foi eleito deputado federal. Ativo na constituinte, destaca-se em defesa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das reivindicações populares. Faleceu em 1995.
Nossa geração política tem a responsabilidade de resgatar seu legado intelectual e militante, devido a seu alcance histórico e extremamente atual sobre as condições do capitalismo brasileiro e suas contradições.

 

Nosso mandato sente-se honrado em ter recebido o apoio político, durante a campanha para deputado estadual, da filha de Florestan Fernandes, a Professora Heloísa Fernandes.

 

Mandato Raul Marcelo

 

Vídeos

ver mais