Após ações de Raul Marcelo, prefeito de Sorocaba que confraternizou com golpistas é convocado pela CPI do 8 de Janeiro

"O prefeito de Sorocaba não apenas conferiu mero apoio, mas atuou, ele mesmo, na qualidade de um dos organizadores do ato golpista e ilegítimo, tendo realizado uma live com transmissão em todas as suas principais redes sociais, conferindo caráter de legalidade a um ato notoriamente ilegal", afirma o advogado e ex-deputado estadual Raul Marcelo (PSOL).

29 Aug 2023, 11:40 Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundos
Após ações de Raul Marcelo, prefeito de Sorocaba que confraternizou com golpistas é convocado pela CPI do 8 de Janeiro

O prefeito bolsonarista de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi convocado para depor na CPMI do 8 de Janeiro por ter confraternizado com manifestantes golpistas que contestavam o resultado das eleições de 2022, bloqueando partes das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco, bem como por se omitir diante dos acampamentos montados em frente à Base de Apoio Regional do Exército (antiga 14ª Circunscrição de Serviço Militar), no Jardim Santa Rosália. As denúncias foram feitas pelo advogado Raul Marcelo junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

A convocação para depor foi feita pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), membro da comissão. Na justificativa, ele diz que o prefeito “deu amplo apoio a tais movimentos antidemocráticos”.

Em 1º de novembro do ano passado, Manga participou de um bloqueio na rodovia Raposo Tavares, no quilômetro 101, em Sorocaba, interior de São Paulo. Vídeos divulgados por ele nas redes sociais mostraram o prefeito enaltecendo os manifestantes e até fazendo uma oração com os bolsonaristas.

Em seguida, os mesmos manifestantes, frustrados com a derrota de Jair Bolsonaro, dirigiram-se à Base de Apoio Regional do Exército e montaram acampamentos no local. Manga se omitiu em relação a essa atividade antidemocrática que ocorreu por vários dias no Jardim Santa Rosália.

“O prefeito de Sorocaba não apenas conferiu mero apoio, mas atuou, ele mesmo, na qualidade de um dos organizadores do ato golpista e ilegítimo, tendo realizado uma live com transmissão em todas as suas principais redes sociais, conferindo caráter de legalidade a um ato notoriamente ilegal”, afirma o advogado e ex-deputado estadual Raul Marcelo (PSOL).

Manga apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022 e tem proximidade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seu correligionário. Ambos visitaram Sorocaba durante a corrida eleitoral. O depoimento do prefeito Rodrigo Manga ainda não tem data para ocorrer.