Biografia de Raul Marcelo

Parceiro de todas as horas, esperança de um futuro melhor
Sem jamais fazer parte de esquemas ou se curvar ao poder econômico, Raul Marcelo trabalha há 20 anos para fazer valerem os direitos e anseios da população, com transparência, sensibilidade e honestidade

Uma aliança pelo futuro de Sorocaba

O professor e advogado Raul Marcelo de Souza, 41 anos, foi escolhido por uma inédita coligação de partidos progressistas, formada pelo Partido Socialismo e Liberdade e Partido dos Trabalhadores, para concorrer à Prefeitura de Sorocaba nas eleições de 2020. Com um programa de governo voltado para a Saúde, a Segurança Pública e a Geração de Renda, e sempre colocando em primeiro lugar as pessoas, Raul comandará a reconstrução de Sorocaba, prejudicada por más administrações e pela pandemia do coronavírus.

Nesta página, você vai conhecer um resumo da trajetória de Raul. Se quiser ler mais detalhes sobre cada passagem de sua vida, clique em Saiba Mais (texto). Caso prefira ouvir em vez de ler, basta apertar play no podcast

Sorocaba, uma esperança


Os pais de Raul Marcelo, produtores rurais na região de Ourinhos, migraram para Sorocaba depois de uma geada que destruiu sua plantação. Raul, o mais novo dos cinco filhos, tinha apenas um ano de idade.

Saiba mais

São Pedro do Turvo

Com a irmã no batizado

Seu Raul e dona Ivany

Raul Marcelo

Com os pais no batizado

previous arrow
next arrow
Slider

Sorocaba, anos 1980

Sorocaba, terra das misses

Seu Raul trabalhou na Saturnia

Dona Zilda Arns

previous arrow
next arrow
Slider

Exemplos dentro de casa


Seu Raul, o pai, tornou-se metalúrgico. Dona Ivany, a mãe, dedicou grande parte de sua vida às pastorais da Igreja Católica. Os irmãos militavam em grêmios estudantis. A família Souza respirava política.
Saiba mais

O livro que mudou uma vida


Aluno de escola pública, Raul tinha ingressado na Fatec e se preparava para uma carreira na área de informática, quando um livro o fez mudar de rumo completamente e abraçar as Ciências Humanas, sua real vocação.

Saiba mais
previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Nasce uma candidatura


Aluno de Letras, Raul foi dar aulas em escolas públicas e ficou famoso por montar os primeiros laboratórios escolares de informática, voluntariamente. Aos 20 anos, sem planejar, foi lançado a vereador – e venceu. 
Saiba mais

Uma pedra no sapato


Enérgico na fiscalização do governo municipal em seu primeiro mandato, Raul foi reeleito com a maior votação já recebida por um vereador até então. Seus mandatos na Câmara primaram pela defesa das minorias e dos direitos.
Saiba mais
previous arrow
next arrow
Slider

Lei da Transparência

CPI da Saúde em ação

previous arrow
next arrow
Slider

Um voo ainda mais alto


Em 2006, Raul Marcelo se tornou deputado estadual do PSOL por Sorocaba. Nos dois mandatos (2007-2010 e 2015-2018), conseguiu verbas para a cidade e combateu com firmeza a corrupção no governo do Estado.
Saiba mais

Jogo sujo contra Raul


Raul Marcelo foi para o segundo turno na eleição para prefeito de 2016 e chegou a liderar as pesquisas. Porém, mentiras espalhadas na internet e por meio de impressos contra Raul e o PSOL deram a vitória ao adversário.
Saiba mais
previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider

Um cara de bem com a vida


Raul Marcelo não abre mão do convívio com a esposa Maria Elisa, os três filhos e o pai, hoje com 77 anos. E, ao contrário do que sua atuação combativa pode fazer supor, é, no dia a dia, tranquilo e bem-humorado.
Saiba mais

Candidato ficha limpíssima


Vítima de ataques criminosos, Raul Marcelo preferiu ser fiel a si mesmo do que revidar com as mesmas armas dos adversários. A conduta ética e a honestidade são marcas de 20 anos na vida pública, sem uma mancha sequer.
Saiba mais
previous arrow
next arrow
Slider
Fique sempre por dentro de nossos projetos e iniciativas acompanhando nossas redes sociais.
Ouça o último episódio:
“Horta Comunitária garante renda e qualidade alimentar”

Ouça mais episódios

Confira nosso último vídeo publicado

Entre em contato:

Valdinei Queiroz - Comunicação
(15) 99753-6926
comunicacao@raulmarcelo.com.br