23.10.2018

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Informações/contato/denúncias
 (15) 3411-3465 / (11) 3886-6500
 contato@raulmarcelo.com.br
 (15) 98812-9396

Raul Marcelo explica o motivo pelo qual o Brasil está sofrendo com a falta de combustível

24/05/2018 0

Raul Marcelo explica o motivo pelo qual o Brasil está sofrendo com a falta de combustível

Like 0

 

A falta de combustível nos últimos dias é o reflexo da política desastrosa de #ForaTemer e seus aliados, implantada de 2016 para cá. Segundo dados divulgados pela Petrobras, de julho de 2017 para cá, quando a estatal colocou em prática a atual política de reajustes de combustíveis, a gasolina e o diesel sofreram mais de 50% de aumento. A justificativa é a de que a cotação do petróleo subiu no exterior e o dólar rompeu a casa dos R$ 3,50.

 

“Por conta dessa decisão de #ForaTemer, o Brasil está exportando óleo cru e comprando derivados refinados no exterior, com nosso parque de refino trabalhando com folga de quase ¼ de sua capacidade”, explicou o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), que usou a tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quinta-feira (24). Veja o pronunciamento na íntegra.

 

De acordo com o coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel, em julho do ano passado, tanto #ForaTemer como o presidente da Petrobras, Pedro Parente, dobraram a tributação sobre os combustíveis, aumentando em cerca de 100% a incidência do PIS/Cofins. Pedro Parente, desde que assumiu a estatal, trata a companhia como uma empresa privada, sem compromisso algum com a sociedade brasileira.

 

Com isso, essa política implantada por #ForaTemer levou a este caos. No quarto dia de paralisação de caminhoneiros no Brasil, motoristas enfrentam longas filas nos postos de combustível e chegam a pagar R$ 9,99 pelo litro de gasolina. “Se o governo federal não fizer nada, nesse fim de semana, teremos problemas com distribuição de alimentos. E quem leva a pior é a população trabalhadora”, comenta Raul Marcelo.

 

Segundo o deputado, após a descoberta de petróleo no pré-sal, anunciada pela Petrobras em 2006, o governo federal deveria ter investido em mais refinarias, controlando totalmente os derivados do petróleo. “E para piorar, com a chegada de #ForaTemer à presidência da República, exporta o óleo bruto e depois o recebe refinado a preço de dólar. Trata-se de uma política para entregar de vez a nossa Petrobras ao exterior”, conclui.

 

O Brasil possui um parque de refino com 10 refinarias, sendo 6 delas na região Sudeste, 2 no Sul e 1 no Nordeste e outra no Norte. A capacidade instalada de processamento delas está em torno de 2 milhões de barris por dia.

 

Com esta importação de combustíveis (petróleo refinado), o fator de utilização das refinarias que esteve há pouco tempo em torno de 95%, já caiu para 77% e deve chegar, em breve, a menos de 75%.

 


Vídeos

ver mais