25.06.2018

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Informações/contato/denúncias
 (15) 3411-3465 / (11) 3886-6500
 contato@raulmarcelo.com.br
 (15) 98812-9396

#Vídeo | Raul Marcelo é contra o fechamento da UPH Zona Leste, em Sorocaba

05/06/2018 0

#Vídeo | Raul Marcelo é contra o fechamento da UPH Zona Leste, em Sorocaba

Like 0

 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou nos últimos dias o fechamento da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, em Sorocaba. Nesse vídeo, gravado nesta terça-feira (5), o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) se posicionou contrário ao fechamento da UPH Zona Leste.

A alegação da administração pública sorocabana é de que o contrato com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), entidade a qual administra atualmente a UPH Zona Leste, será encerrado no dia 14 de julho. E pela lei de licitações, o contrato de gestão da unidade com o BOS não pode ser prorrogado após 60 meses.

 

Um estudo realizado em conjunto por oito universidades brasileiras, com o nome Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), revela que hospitais terceirizados gastam 2,4 vezes mais que as unidades públicas. De acordo com os pesquisadores, houve levantamento de todos os contratos de gestão firmados entre entre 10 estados brasileiros e as OSs (Organizações Sociais).

 

“Descobrimos que o problema não é o contrato de gestão inicial, que é mais divulgado. O problema são os aditivos que ninguém sabe que existem. Alguns serviços, que tiveram o contrato de gestão inicial divulgado com custo de R$ 250 mil/ano saltaram para R$ 1,5 milhão/ano. Há casos de um único contrato com 15 aditivos em apenas 12 meses”, explica a professora do Departamento de Serviço Social da Ufes, Francis Sodré, coordenadora do estudo no Estado. 

 

Na nossa avaliação, o prefeito deveria realizar concurso público e contratar profissionais, que se tornarão servidores, para manter a unidade em pleno funcionamento à população sorocabana. “A estrutura de saúde foi construída com recursos públicos e não pode simplesmente ser repassada para gerar lucros para empresas terceirizadas, explorando ainda mais os trabalhadores”, explica.

 

Além disso, a terceirização é um sistema extremamente danoso para o servidor público, a assistência em saúde e para todo o Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso também pode levar ao fim da realização de concursos públicos, ficando apenas as indicações políticas”, conclui.

 


Vídeos

ver mais