25.11.2017

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Na Unicamp, Raul Marcelo defende ampliação dos recursos financeiros das universidades públicas estaduais

11/10/2017 0

Na Unicamp, Raul Marcelo defende ampliação dos recursos financeiros das universidades públicas estaduais

Like 0

 

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) esteve, na manhã desta quarta-feira (11), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para debater a respeito do financiamento nas universidades públicas do Estado de São Paulo, pois a situação está calamitosa.

 

No centro da questão, uma crise de financiamento (e não uma crise financeira, como o governo tucano de Alckmin quer fazer convencer). Os problemas enfrentados por USP, Unesp e Unicamp têm sua origem principal em um financiamento insuficiente: desde 1995 as três universidades paulistas vivem com o mesmo percentual da quota-parte estado do ICMS (9,57%).

 

O aumento do percentual de financiamento, tendo em vista considerável expansão de campus, cursos e estudantes de 1995 até hoje, é uma das principais reivindicações das entidades representativas dos docentes, funcionários e estudantes.

 

Sem recursos suficientes, vemos assistindo a diminuição do número de funcionários técnico-administrativos e redução das condições de ensino, pesquisa e extensão, como: fechamento de bibliotecas aos sábados, redução na assistência estudantil, precarização completa da docência por meio de contratos temporários, entre outras questões.

 


Vídeos

ver mais