20.08.2018

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Informações/contato/denúncias
 (15) 3411-3465 / (11) 3886-6500
 contato@raulmarcelo.com.br
 (15) 98812-9396

Deputado Raul Marcelo requer debate sobre sistema de cotas em Universidades estaduais

10/06/2016 0

Deputado Raul Marcelo requer debate sobre sistema de cotas em Universidades estaduais

Like 0

 

Na tarde da última quarta-feira, 08, o deputado estadual Raul Marcelo requereu à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, que proceda à convocação de audiência pública sobre a implementação do sistema de cotas sociais e étnico-raciais nas universidades estaduais paulistas, especialmente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde deve ser realizado o evento.

 

Segundo o Requerimento, a maioria das universidades paulistas (incluindo USP e Unicamp) adota o chamado “sistema de bônus” em que a bonificação é obtida de acordo com a nota do candidato à vaga, tornando notório o déficit de inclusão social e étnico-racial nas universidades do Estado.

 

Em 2015, apenas 30% dos estudantes que entraram na USP ou Unicamp fizeram o ensino médio em escola pública, sendo que cerca 85% das matrículas são na rede pública. Na USP, 17,5% dos que entraram eram negros e na Unicamp, apenas 15%, sendo que representam 35% da população.

 

A Lei das Cotas – que disciplina a distribuição de vagas nas instituições públicas federais de ensino superior – já é adotada por universidades de diferentes regiões do país.

 

Para Raul, “é fundamental que a sociedade civil possa discutir a implantação de sistemas de cotas sociais e étnico-raciais que objetivem ampliar significativamente a inclusão social e étnico-racial na rede pública de ensino superior do Estado de São Paulo”.

Vídeos

ver mais