25.11.2017

Siga Raul Marcelo

Raul Marcelo

Democracia brasileira é a soberania: onde o povo se organiza de acordo com sua história

14/11/2017 0

Democracia brasileira é a soberania: onde o povo se organiza de acordo com sua história

Like 0

 

Segundo a Constituição de 1988, o fundamento da democracia brasileira é a soberania. Um povo que se organiza de acordo com sua história e características sociais, promovendo, com isso, justiça, democracia e fraternidade.

 

Infelizmente a Constituição está sendo ferida pelos governos neoliberais, sobretudo no atual governo de #ForaTemer, que vem entregando de forma desenfreada o nosso patrimônio público. Em pouco mais de um ano, #ForaTemer e seus aliados desmontaram a lesa-pátria da Petrobras; aumentaram o esvaziamento da indústria nacional; internacionalizaram os serviços públicos essenciais, como saúde e educação; abriram o Brasil ao oligopólio internacional de sementes; retornaram o Brasil a uma política externa submissa; entre outros retrocessos, que ferem a soberania nacional.

 

Nesse dia 15 de novembro, Proclamação da República, o nosso mandato traz uma reflexão de que esta República não é dos nossos sonhos. Uma República sem povo, uma República oligárquica, uma República do café-com-leite. Depois uma República permeada por espasmos autoritários, às vezes, longos demais, como o Estado Novo e o Golpe civil-militar de 1964.

 

Portanto, não há República e soberania nacional sem participação popular, sem sindicatos, movimentos, lutas, e sem um Legislativo independente, fiscalizador e atuante. Vamos refundar a República ao lado do povo brasileiro.

 

Vídeos

ver mais