29.06.2017

Assine Raul Marcelo

Raul Marcelo

Você sabe a diferença entre votação direta e indireta caso Temer renuncie o mandato de presidente?

05/19/2017 0

Você sabe a diferença entre votação direta e indireta caso Temer renuncie o mandato de presidente?

Like 0

 

Eleição direta

 

Existe uma proposta de emenda à Constituição (PEC), tramitando na Câmara dos Deputados, que prevê eleição direta para a Presidência da República, caso Temer seja cassado ou renuncie ao mandato. Nesse caso, o presidente é eleito democraticamente conforme a vontade e a escolha do povo brasileiro.

 

Eleição indireta

 

Se houver impeachment ou renúncia de Temer, quem assume seu posto é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), aliado do PMDB e PSDB. Ele terá 30 dias para convocar a eleição indireta, em que apenas os deputados e senadores terão direito a votar – uma forma antidemocrática de escolher o novo presidente do Brasil, pois o povo não poderá escolher seu candidato.

 

Qual eleição o PSOL apoia nesse momento de crise política?

 

O mandato do deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) defende convocar uma ampla campanha pela interrupção imediata do trâmite das contrarreformas trabalhista e da Previdência, bem como pela prisão de corruptos e corruptores.

 

Além disso, o mandato apoia a convocação de todo o povo paulista a participar dos atos unitários a partir dessa quinta-feira (18/05) e endossar fortemente o chamado ao #OcupaBrasília no próximo dia 24 de maio, pedindo a saída imediata de Temer e a convocação de Eleições Diretas Já. Por fim, chamar uma nova Greve Geral em todo o País, como vem sendo trabalhado pelas centrais e frentes de mobilização.

 

Vídeos

ver mais